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Todo tweet sobre a sua marca tem relevância?

A importância de cada tweet e o papel dos vestígios digitais para as estratégias de marcas nas redes sociais

 

Imagine o seguinte cenário: uma pessoa posta um tweet dizendo que está chegando para fazer compras no Pão de Açúcar, mas esse tweet não transmite nenhum tipo de sentimento positivo ou negativo, não ganha replies, RTs e a pessoa que postou tem meros 59 seguidores. Para a marca citada, esse tweet tem valor?

Se o peso e a medida aqui forem meramente o engajamento, a resposta será não. Muitas empresas costumam crescer os olhos apenas para tweets que são muito replicados ou para aqueles posts que iniciam conversas, geram interações. E é até fácil entender o motivo: posts assim são mais fáceis de serem localizados.

Mas e aqueles posts simples, aparentemente inofensivos, como o citado lá no início do texto? É comum que marcas (inclusive aquelas que já fazem monitoramento de redes sociais) tratem esses tweets como um mero número. Apenas um item a ser somado ao total que constará no relatório diário de citações.  

Transformando o consumidor em advogado da marca

Um tweet que aparentemente não produziu nenhum impacto pode fornecer insights valiosos. É aqui que entra em ação a inteligência por trás do monitoramento de marcas e da análise de sentimento: investigando com cuidado e tendo uma visão mais estratégica, esse tweet pode fornecer informações sobre hábitos, comportamento e preferências de consumidores. É o opinion mining sendo aplicado em busca de resultados.

Esse tipo de coleta inteligente de informação é o primeiro passo para montar programas de marketing mais certeiros, baseados na análise de dados. É pura ciência. O curioso é que esse também é um dos passos finais de todo esse processo, já que o monitoramento de mídias sociais é um ciclo: fornece insights que geram ideias que viram ações, mas também possibilitam que acompanhemos o que está dando certo e o que não está, onde está dando certo e onde não está e quem são as pessoas por trás desses tweets “inofensivos”.

Com ações mais certeiras e oportunidades sendo melhor aproveitadas, marcas podem encontrar novos clientes, transformar meros consumidores em advogados atuantes e fazer de tweets aparentemente sem importância um grande negócio. Basta olhar com inteligência.

Confira no infográfico abaixo como um monitoramento de mídias sociais pode extrair insights que vão muito além do básico:

 

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