Ir para conteúdo

Série de vídeos destaca qualidade da merendas nas escolas estaduais de SP

Projeto reúne comida gostosa e saudável, chefs e comunicação estratégica

Série de vídeos destaca qualidade da merendas nas escolas estaduais de SP

Cerca de 1,7 milhão de refeições são servidas diariamente nas escolas estaduais de São Paulo. Número comparável ao desempenho das gigantes de fast food e que exige uma logística trabalhosa: distribuir alimentos, fornecer orientações de preparo, acompanhar estoques… Mesmo diante de uma tarefa bem executada, a Secretaria da Educação ainda batalha para mudar a imagem criada sobre a merenda escolar.

O projeto Cozinheiros da Educação é o resultado desse desafio e se tornou possível graças à união de duas medidas importantes: a mudança de conduta da secretaria, ao dar prioridade à qualidade da alimentação escolar, e uma ação estratégica de comunicação realizada pela A2ad.

O primeiro passo foi cessar a compra de enlatados e reforçar o uso de produtos in natura. Em parceria com a renomada chef Janaína Rueda, responsável pelas delícias do Bar da Dona Onça, foram propostas novas receitas, mais saudáveis e saborosas, que caíram no gosto dos alunos. As merendeiras passaram por treinamentos para reproduzir o novo cardápio.

Com isso feito, era fundamental mostrar à sociedade as novidades que chegavam às escolas. A aposta da A2ad foi investir na produção audiovisual. Todas as etapas do processo foram registradas, do treinamento das merendeiras a reação dos alunos. O foco foi apresentar as cores, os temperos, a “cara da merenda”. Conseguimos mostrar que a comida servida nas escolas pode (e deve) ser saborosa. Os vídeos foram reunidos em uma Landing Page com visual e conteúdo pensados exclusivamente para o público-alvo do projeto.

Com o sucesso da campanha, outra estratégia foi desenhada para ampliar o conhecimento sobre alimentação escolar e derrubar as ideias distorcidas sobre o tema. Em vídeos de aproximadamente um minuto, a chef Janaína Rueda ensina o passo a passo para a produção dos pratos que integram o novo cardápio. O preparo do “strogonoff de carne” foi o primeiro registro da nova série, “Chef na Escola”, ainda em produção pela A2ad. A receita do sucesso pode ser comprovada por canais que propõem conteúdo semelhante, como o Tastemade Brasil, que conta com 15 milhões de fãs no Facebook.

Mais do que conseguir engajamento nas redes, a iniciativa pretende conquistar o respeito e o interesse dos alunos. Se levarmos em conta os depoimentos que já recebemos, o projeto está no caminho certo.

Não quer perder nenhuma novidade?

Cadastre-se e receba o boletim semanalmente ;)

Topo