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Conteúdo certo para pessoa certa: entenda o que é content marketing

Tudo o que o consumidor espera é um bom motivo para se relacionar com sua marca. Com o marketing de conteúdo isso é possível

Gerar mídia espontânea, conseguir engajamento e estar no imaginário do consumidor como uma marca confiável tem sido o objetivo das empresas que procuram um canal de comunicação com o público.

Mas, como se destacar em meio à enxurrada de conteúdo produzido por um número cada vez maior de profissionais e também pelo próprio público? A resposta vem à tona a todo o momento, mas, muitas vezes, não somos capazes de percebê-la. Muito embora a solução pareça subjetiva, sua compreensão é simples quando falamos em content marketing.

Mesmo quem nunca ouviu falar sobre o termo já foi seduzido por um conteúdo de qualidade produzido não pela indústria do entretenimento, mas por uma grande marca. Isso mesmo, por uma marca. É assim que o marketing tem trabalhado a favor das empresas nessa mudança do mercado frente às exigências de um público cada vez mais especializado e sofisticado. Há muito tempo que ofertar um produto com uma sacada engraçada deixou de impactar os mais diversos públicos e que vídeos, experiências e principalmente boas narrativas estão ganhando cada vez mais seguidores – e não apenas “clientes”.

O content marketing nos mostra que o exemplo está mais perto do que se pode imaginar. Você certamente se lembra de uma boa história com a qual você se identificou, contada em um vídeo do Youtube ou durante o intervalo do seu programa favorito na televisão. Isso deixa claro que empresas também podem (e devem!) contar boas histórias para vender uma ideia, uma sensação ou mesmo um produto, e é isso que content marketing (ou marketing de conteúdo) faz: desperta o desejo do consumidor a partir da criação de conteúdo estratégico e relevante para envolver e engajar o público-alvo de uma marca.

O primeiro passo é saber para quem sua empresa quer comunicar, ou seja: é essencial conhecer seu público, o que ele espera de um bom produto ou o que ele quer que uma marca faça por ele. Gerar identificação a partir do estreitamento de valores ou do reconhecimento de desejos em comum são pontos-chave para que sua empresa seja relevante no mercado. Assim, é possível definir estratégias para a produção de conteúdo.

Como ter uma boa história

Provavelmente, você já tem. Não apenas uma, mas várias histórias para contar. Com o content marketing, essas histórias vão se transformar em conteúdo de qualidade para impactar seu público de maneira assertiva e surpreendente. Engajar, despertar desejo e identificação são as maneiras mais estratégicas de transformar sua empresa em uma marca desejada pelo consumidor.

O segundo passo é saber onde esse conteúdo deve estar. Se você conhece seu público, você sabe de que maneira ele se comunica e em que mídia a presença dele é predominante – e é lá que você deve estar e se posicionar.


Debora Rocha é jornalista, estudiosa de Marketing Digital e Gerente de Conteúdo da A2ad – debora@a2ad.com.br

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